O Defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da cata, transporte, comercialização, industrialização e consumo dos mesmos, nos meses de setembro a novembro.
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, o benefício é para os catadores cadastrados pela secretaria. Para aqueles que todos os dias comparecem ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue. “Isso é uma forma de controle e preservação do manguezal, além de identificarmos e cadastrarmos as pessoas que vivem da atividade”, ressaltou o secretário.
Foi através do mangue que Nazareth Simões Fermiano, 41anos, criou seus filhos, com a pesca e a cata do caranguejo. “Minha família vive com o sustento do manguezal. O período do Defeso é muito importante não só para nós, por causa dos benefícios, mas também pela preservação do meio ambiente”.
Nota do BLOG do ROGERINHO RB:
Muito importante o apoio da Prefeitura de Itaboraí, parabéns ao Prefeito Sergio Soares pela iniciativa, me fez lembrar um projeto que tinha na Prefeitura de Rio Bonito no governo da ex-prefeita Solange Almeida, onde os carvoeiros foram contratados pela prefeitura para proteger o ambiente e reflorestar as áreas por eles desmatadas. Esse projeto recebeu um premio na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário