quarta-feira, 14 de março de 2012

Conta de luz vai ficar mais cara no RJ e cidades da Região Metropolitana

Aneel autoriza reajuste médio de 6,68% para os consumidores da Ampla. Aumento acontece a partir da próxima quinta-feira e vale também para cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito.
Ampla vai reajustar em média 6,68% tarifas de energia. Foto de divulgação 

A conta de luz de consumidores da distribuidora Ampla ficará mais cara em média 6,68% a partir da próxima quinta-feira. O reajuste foi autorizado na terça-feira pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para as residências, o aumento será de 6,28% e para as indústrias, de 7,7%. O reajuste, no entanto, ficou abaixo do índice pedido pela Ampla, de 11,81%.
Para o Conselho de Consumidores da Ampla o cálculo do reajuste ficou acima do Índice Geral de Preço de Mercado (IGP-M), o que fugiu do padrão dos últimos sete anos. O órgão também reclamou por não ter tido acesso à proposta da Ampla com antecedência para análise e pedido de reconsideração. 
Concessionária justifica motivo do aumento- Segundo a Ampla, o aumento na tarifa ocorreu, em grande parte, pelos encargos setoriais definidos por Lei e pelos descontos de tarifa que beneficiam consumidores como cooperativas de eletrificação rural, consumidores de fontes alternativas.
A empresa argumenta que estes subsídios precisam ser repassados aos demais consumidores.  A distribuidora também alegou que o resultado foi impactado pelo aumento do preço da energia. Ainda de acordo com a Ampla, nos últimos sete anos ficou abaixo da inflação
A Ampla presta serviço para 2,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 66 municípios do estado do Rio, principalmente na região metropolitana de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário