segunda-feira, 5 de março de 2012

Itaúna na rota da excelência ambiental

Prefeitura adequa Itaúna para receber o selo Bandeira Azul                         
               
A praia de Itaúna está cada vez mais próxima de receber o selo Bandeira Azul, um certificado internacional de Gestão de Praias, que tem como critérios a balneabilidade da água, o mobiliário urbano e a preservação da vegetação nativa, entre outros cerca de trinta itens. A coordenadora nacional do Instituto Ratones - entidade que gerencia o Bandeira Azul - Leana Bernardi, esteve em Saquarema na semana passada para uma vistoria e aprovou Itaúna para a última fase do processo de adequação para a certificação. Esse período tem a duração máxima de dois anos. 

“ Com o selo, Itaúna entrará num seleto grupo de praias que oferecem cem por cento de qualidade ao banhista, o que vai refletir positivamente no turismo local”, avalia o Secretario de Turismo, Esporte e Lazer, Armando Ehrenfreund, lembrando que as ações da Prefeitura visando a aquisição do Bandeira Azul irão beneficiar a cidade como um todo, já que engloba planejamento ambiental, arquitetônico e turístico.

Segundo o Secretário, as obras de recuperação da orla deverão começar ainda nesse semestre, com projeto do renomado arquiteto Otávio Raja Gabaglia. Ainda de acordo com ele, a representante o instituto Ratones elogiou a qualidade da água, a preservação da vegetação nativa e a ordenação de ambulantes na praia de Itaúna. 

Cerca de 3200 praias no mundo já foram certificadas pelo programa de gestão ambiental Bandeira Azul. Na América Latina, só a Praia do Tombo, em Ubatuba, é certificada. No Brasil, apenas a Praia de Itaúna, a Prainha, no Rio de Janeiro e a praia do Felix, em Ubatuba, estão na fase Piloto, que é a última do processo de certificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário