terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bombeiros voltam a movimento e acampam no Palácio Guanabara

Após ato na Alerj, bombeiros acampam no Palácio Guanabara



  
        Um grupo de cerca de 50 bombeiros acampa, na noite desta terça-feira (13), em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, utilizado como sede do Governo do Estado do Rio  de Janeiro. O grupo fez um ato na Assembleia Legislativa à tarde e depois seguiu rumo ao Palácio. A intenção é cobrar promessas feitas pelo governador Sérgio Cabral sobre melhorias de salários e benefícios.

      Há mais de duas semanas, um grupo de homens do Corpo de Bombeiros já acampava na principal entrada da Assembleia Legislativa. Segundo integrantes do grupo, as últimas ações dos bombeiros são pacíficas.

    Eles devem passar a noite em barracas montadas em frente ao Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) acompanharam toda a manifestação do Centro até Laranjeiras. Há uma semana, o grupo também fez um protesto, com as mesmas reivindicações, na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio.
Entenda o caso



    No dia 3 de junho, um grupo de cerca de duas mil pessoas - incluindo bombeiros e seus familiares - invadiu o Quartel Central da corporação depois de um protesto. Presos, 439 homens foram citados criminalmente pela invasão e também administrativamente.
        Já no final de junho, diante de grande pressão popular, o governador do Rio, Sérgio Cabral, sancionou o projeto de lei que concedeu anistia administrativa aos bombeiros e aos dois PMs presos após a invasão ao quartel.
        Atendendo a uma reivindicação antiga dos bombeiros, o governador também sancionou projeto que garante o reajuste de 5,58% para a categoria e o uso de 30% do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para gratificações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário