quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vereador Saulo Borges denuncia que lixão de Rio Bonito está abandonado

Vereador Saulo Borges denuncia abandono em lixão

   
Lixo espalhados e a única maquina que está trabalhando no lixão, abaixo Verdadeiras montanhas de lixo sem tratamento são despejadas no lixão


       Após receber uma denuncia que o Lixão de Rio Bonito estaria abandonado, o Vereador Saulo Borges visitou o lixão da cidade de Rio Bonito, que fica entre os bairros de Rio Vermelho e Nova Cidade.

      Saulo Borges constatou total abandono do local pela administração publica. O porteiro que estava na hora presente disse que o local está apenas sendo deposito de lixo, que não existe nenhuma forma de tratamento e reciclagem do lixo que é recolhido na rua, que o lixão se encontra apenas com 6 funcionários e uma maquina para empilhar o lixo.



Vereador Saulo Borges fiscalizando o funcionamento do lixão de Rio Bonito.

     Saulo Borges caminhou pelo lixão e foi encontrando muitas irregularidades, muito chorume, animais mortos e falta de tratamento e reciclagem.
    Saulo alerta que os lagos de chorume são altamente preocupantes ao meio ambiente pois pode atingir e contaminar o lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

  
Foto 1: Cachorro morto em decomposição, Foto 2: Um dos muitos lagos de chorume

   Saulo Borges lembrou que a partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
      No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
     Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
    Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
    Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
    Saulo Borges apresentou uma indicação para que a prefeitura municipal faça campanhas educativa e incentivando a coleta seletiva do lixo. Além muitos pedidos de informações ao prefeito municipal.

Um comentário:

  1. Inicialmente gostaria de elogiar o Rogerinho pelo excelente blog !
    O chorume do lixão de Mato Frio atingirá a Lagoa de Juturnaíba e coloca em risco a água que se bebe na Região dos Lagos.
    Até o ano de 2004 (Gestão Solange Almeida) existia no local um aterro sanitário e usina de reciclagem, onde trabalhavam quase oitenta pessoas, sendo que trinta eram ex-catadores do lixão. Veja detalhes dos convênios e obras e fotos, centavo por centavo :
    http://limpezariomeriti.blogspot.com/2011/02/usina-de-reciclagem-de-lixo-de-rio_04.html

    Newton Almeida - Fui Secretário Mun. Meio Ambiente de Rio Bonito (2.000 a 2.004 )
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir