terça-feira, 6 de setembro de 2011

PREFEITURA DE RIO BONITO VACILA COM ESTUDANTES PARA VIAGEM A BIENAL DO LIVRO


CARTA ABERTA A POPULAÇÃO: 


                  VIAGEM FRUSTRADA!!!

Prefeitura de RIO BONITO-RJ, gasta uma fortuna para contratar shows caros para prestigiar o Complexo Agrícola e deixa alunos de comunidades carentes sem transporte para ida a Bienal.

          
No dia 05 de setembro as Unidades escolares das comunidades carentes: E.M. Maria Lydia, E.M.Antonio Ferreira e E.M. Raulbino Mesquita estavam agendadas para a visitação na XV Bienal do livro.

         Todas foram contempladas pela COMPERJ com a gratuidade para quarenta e cinco alunos e seis professores de cada uma delas acima citadas. Foi um corre-corre só! As escolas se mobilizaram organizando-se para a realização do tão esperado acontecimento.

         Todos os alunos estavam muitos ansiosos, aguardavam o sonhado passeio. No fim de semana com muito esforço compraram biscoitos e refrigerantes.

         Os diretores solicitaram o transporte da Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito. Depois de muita “luta” a Secretária Dona Ana Maria, comunicou aos diretores que iria ceder os ônibus, para que os alunos pudessem visitar a Bienal no Rio de Janeiro.

         No entanto, ao chegar o dia tão esperado do passeio,vimos todas as expectativas dos alunos cair pelo ralo, pois, a Secretaria de Educação? Prefeitura, mandou dois ônibus (ônibus escolar que faz o transporte dentro do município) para atender as três escolas, (sabendo que não iria comportar a quantidade de alunos e professores das três escolas). Quando os ônibus chegaram a 3ª escola, foi constatado que os mesmos já estavam com lotação quase completa, porém, as vagas que ainda restavam, não eram suficientes para atender ao grupo contemplado de lá. Foi aí que começou a confusão"! O motorista , disse que não dava para transportar aquele número de pessoas o qual estava correto. A diretora da escola Raulbino, disse que não abria mão de levar todos os seus alunos; A da Mangueira, por sua vez, , ficou quietinha no seu canto para não ter que eliminar alguns dos seus professores, que segundo a diretora do Maria Lydia" do Rio do Ouro, estava excedente. Porém, a mesma esqueceu de mencionar que alguns servidores de sua escola (Maria Lydia) estavam aproveitando a gratuidade, para levar os próprios filhos. Foi uma decepção para os alunos, visto que os mesmos, alem de terem gastos financeiros com lanche, alimentaram a o sonho em todo o final de semana ao seu passeio a Bienal! E os alunos ali perplexos e humilhados com a situação e nao tiveram nenhuma solução para que isso se concretizasse.

          A hora foi passando, ligaram para o responsável pelo transporte para uma possível solução, mas o mesmo nada fez.

          Quando o motorista conseguiu acomodar a todos ,para dar inicio ao passeio, eliminando alguns alunos ; A Diretora do Rio do Ouro disse que sua escola não iria mais, e se sua escola não ia, ninguém mais poderia ir. Todos ficaram estarrecidos ! Que mulher ruim!! Depois de tanta confusão, a diretora do Colegio Maria Lídia decidiu trocar o passeio cultural e literário por um passeio a uma praça no Green Valley, situado em Rio Bonito. Desde quando a visita a uma praça é tão importante quanto a um passeio que vem a trazer cultura e conhecimentos aos alunos?Será que esta praça também tem uma Bienal?



          O pior gente, é saber que todas as escolas contempladas com a gratuidade pelo COMPERJ para visitar a Bienal, não foram por falta de transporte. Os responsáveis pelas crianças adquiriram lanchinhos para o passeio com dificuldades,cos alunos eufóricos com uma oportunidade jamais oferecida, e agora? Que Vergonha!!!!!!!!!!!!!

        Dinheiro para contratar shows caríssimos, carros de luxo,ornamentar praças sem necessidades ao redor da cidade se tem.E para levar alunos (aproximadamente 150 alunos a Bienal), não se tem transportes, onde estamos? O que esta acontecendo?E essas crianças que frustração!

OU SEJA.... O município se encontra cada vez mais largado, tirando oportunidades da geração futuras. Trata-se de criança carentes, que muitas delas, nem a oportunidade de conhecer o município do Rio de Janeiro já teve algum dia. As autoridades governamentais estão preocupadas com a classe média e alta do município, se esquecendo das crianças mais carentes.

          A COMPERJ, por tomar conhecimento de tamanha carência, tenta aproximar estas crianças há um mundo que não seja de drogas, tráficos, humilhações sexuais que infelizmente, é a realidade deles, e a prefeitura não pode contribuir cedendo ônibus, ou ate locando para que seja feito o transporte das mesmas, com sua devida segurança.          Haja vista, que existe a possibilidade de contratar shows caros e gratuitos para toda a população.

         Vale ressaltar que deixa-se bem claro, que investir no lazer fútil da população, é bem mais interessante do que da assistência educacional, aos que futuramente, serão os adultos atuantes no município.



** Copia na integra e sem correção do Email que acabei de receber ( às 10:21 horas de hoje, dia 06/09/2011)
de       frederico alves:  sosajuda2011@hotmail.com
pararogerinhohelayel@ig.com.br
data6 de setembro de 2011 10:21
assuntoFW: Prefeitura de Rio Bonito-RJ, deixa alunos sem transporte para a Bienal

4 comentários:

  1. Tenho até vergonha em ler um post desse... Palmas para o grande prefeito q essa cidade possui! É um absurdo!

    ResponderExcluir
  2. O que dizer diante de tamanho absurdo? Alugar um ônibus para as crianças deve custar mais de 750 mil reais?!?! Deve ser porque elas não votam! Vergonhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  3. é, foi mt triste pra mim como estudande do raulbino, mas nós não somos tão capiais ao ponto de não sabermos os nossos direitos, e pro ignorante qe escreveu esse textinho, muitos alunos do raulbino já sairam sim do estado do rio de janeiro (grande maioria)e não é necessário nos colocar como crianças carentes apenas para deixar a situação mais absurda, pois ela já é por si só.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um sobrinho que estuda no Raulbino e ficou muito frustado com o cancelamento do passeio, mas fazer uso politico disso é sacanagem, mas em época de eleiçoes é assim mesmo. que pena.

    ResponderExcluir