quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara de Rio Bonito começa a discutir numero de vereadores para a legislatura de 2013 a 2016




    O Presidente da Câmara de Rio Bonito, vereador Marcus Botelho (PR) anunciou que no próximo dia 15 de setembro, será lida a mensagem que altera a Lei Orgânica Municipal:   
TÍTULO II
 DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES MUNICIPAIS
CAPÍTULO I - DO PODER LEGISLATIVO
SEÇÃO I - DA CÃMARA MUNICIPAL
            ARTIGO 10 – O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal.
            ARTIGO 11– A Câmara Municipal compõe-se de dez Vereadores eleitos na forma prevista pela Constituição Federal.
§ Único:        O número de Vereadores será fixado pela Justiça Eleitoral, tendo em vista a população do Município e observados os limites estabelecidos no artigo 29, IV, da Constituição Federal.
  
      A principio a mudança comentada é para aumentar o numero de vereadores para 13, mas que pode chegar a 15 cadeiras em 2013. A matéria terá votação em 2 turnos precisando de 2/3 dos vereadores votando a favor do aumento no numero de cadeiras para acontecer a mudança.  


        Em conversa de bastidores o Blog do Rogerinho acredita que mais de 2/3 são contrários ao aumento, muitos que antes defendia o número de 13 ou 15 cadeiras na próxima legislatura, mudou de pensamento e agora defendem a permanência de 10 vagas na Câmara Municipal a partir de 2013. 

    Em conversa com o Blog do Rogerinho o vereador Saulo Borges (PTB), disse que
" é  particularmente contra o projeto em questão e que não ve razão para o aumento no número de vereadores,  sendo totalmente contrário ao aumento do número de vereadores em Rio Bonito e, conclama toda a sociedade de Rio Bonito, para unir forças contra este ato."Acrescentando ainda que o aumento para 13 vereadores é desnecessário. “Com o aumento da população comprovada pelo IBGE, até pela proporcionalidade ser de  9 até 15 cadeiras, salientou que a permanência de 10 cadeiras é bem considerável, mas 13 ou 15 vagas é um exagero. A cidade vem sendo atendida pelos parlamentares que atuam na Câmara Municipal”, declarou o Saulo Borges.

    Apesar das palavras do petebista, ainda existem vereadores que mantiveram as suas posições em favor de 13 ou 15 cadeiras na próxima legislatura (2013-2016).  Representantes de algumas novas coligações sem vereadores de mandato, fazem pressão para o aumento das vagas.

      Lei - De acordo com o texto da Emenda Constitucional 59/2009, a quantidade de vereadores em cada município será definido pelo seu número de habitantes. Como Rio Bonito tem um pouco mais de sessenta mil habitantes, a legislação permite que a cidade tenha de 9 à 15 cadeiras na Câmara Municipal em 2013.

Um comentário:

  1. É claro que os vereadores de mandato não querem aumentar o número de cadeiras na Câmara.
    Depois de serem os protagonistas do escândalo na Câmara, com a estapafúrdia sitauação vivida em março deste ano, onde haviam duas seçôes plenárias na mesma casa. Uma no salão nobre e outra na "salinha ao lado". Foi uma vergonha e um desrepeito para com o cidadão rio bonitense.
    Agora os mesmos "atores" são contra o aumento do número de cadeiras.
    Tal atitude é motivada me primeiro lugar porque com o aumento do número de parlamentares na Câmara, a "fatia do bolo" de cada vereador diminui, isto porque a receita é a mesma, porém a despesa vai aumentar. Mais salários de vereadores, mais assessorias... E isso os nem tão nobres vereadores de nossa cidade não podem permitir.
    E a outra razão se dá no fato de que depois do achincalhe de março, a imagem nos nossos parlamentares que já não eram lá das melhores, ficou mais desgastada ainda e o aumento do número de cadeiras na Câmara além de afetar a "gordura" dos vereadores, ainda vai possibilitar a entrada de candidatos sem mandato, revitalizando assim a paisagem do plenário rio bonitense.
    É a hora de nós cidadãos aposentarmos esses frívolos parlamentares!!!
    Anderson Caldeira

    ResponderExcluir