segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Floricultura cresceu 47% em área de cultivo em Itaboraí

Censo mostra expansão da atividade de 2002 a 2011. Espécies cultivadas foram multiplicadas por 10 no município, que é o 2º polo produtor do estado

     A floricultura está ‘desabrochando’ em Itaboraí. Nos últimos nove anos, o setor cresceu 47% em termos de área plantada: de 2002 até 2011, a atividade, que antes era desenvolvida por 10 produtores em área de 15 hectares, passou para 22 hectares. O levantamento é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), que elaborou o censo da floricultura no estado nos dois anos. Aumentaram a área, o número de produtores, as plantas produzidas e a quantidade de espécies, que foi multiplicada por 10.


        Agora já são 34 produtores no município, que é o 2º polo produtor de plantas ornamentais para jardinagem e paisagismo do estado, respondendo pela produção de 3,1 milhões de plantas a cada ano. As espécies cultivadas passaram de 18 para cerca de 180 nas propriedades de Itaboraí, que abastecem o mercado em expansão. 
        De acordo com a coordenadora do Programa Florescer, da Secretaria Estadual de Agricultura, Nazaré Dias, os indicadores retratam a evolução e profissionalização de toda a cadeia produtiva. “É um resultado positivo das ações de capacitação tecnológicas, apoio ao associativismo e comercialização, introdução de novos cultivares e sistemas modernos de produção promovidas pelo Florescer e Emater-Rio, em parceria com a prefeitura, a partir de 2005”, observou, acrescentando que a floricultura movimenta cerca de R$ 200 milhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário