segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RIO BONITO REALIZA CAMPANHA “DEZ MINUTOS CONTRA A DENGUE”

A campanha, que começa nesta segunda-feira (31/10), vai incentivar os moradores locais a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor da doença. A secretária Maria Juraci Dutra (foto) participou do lançamento da campanha no Rio. 

A secretaria Maria Juraci participou do lançamento da campanha ao lado de Pezão e de Sérgio Cortez


       As Secretarias de Saúde, de Educação e de Meio Ambiente de Rio Bonito lançam nesta segunda-feira (31/10), a campanha “10 Minutos contra a Dengue”, em evento que acontece a partir das 17 horas, na Praça Fonseca Portela, no Centro. A campanha tem o objetivo de incentivar gestores, professores, alunos e familiares a adotarem práticas rotineiras de combate aos possíveis focos do mosquito transmissor nas escolas e nas casas. A comunidade escolar também está mobilizada a participar do que está sendo chamado de “Operação Dever de Casa”, que pretende levar para dentro de suas residências as lições dos “10 Minutos Contra a Dengue” que serão aprendidas nas escolas. Segundo a secretaria de Saúde, Maria Juraci Dutra, essa campanha é muito eficaz, pois com apenas 10 minutos por semana os moradores da cidade podem afastar o perigo da dengue nas suas casas.

         “O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto. O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos”, garante a secretária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário